Grupo de Teatro Luz & Cena apresenta a lenda gaúcha do Negrinho do Pastoreio

29/08/2025

A conhecida lenda do Negrinho do Pastoreio é tema do espetáculo do grupo de Teatro Luz & Cena voltado para o público infantil, apresentado em duas sessões no Teatro Municipal de São Leopoldo nesta sexta-feira, 29 de agosto. A história do menino que vence a tirania do seu patrão ganhou uma adaptação, com texto de Marcelo Aquino, tendo como ponto de partida a obra de Simões Lopes Neto, escritor regionalista com relevante contribuição para a cultura gaúcha.

A existência do Negrinho do Pastoreio permeia o inconsciente coletivo, conhecido por galopar eternamente campereando coisas perdidas sob a proteção de Nossa Senhora e tido como santo. A história reforça este mito e aponta a religiosidade como um elemento essencial para sobreviver a violência atual.

Nesta peça, o Teatro Luz & Cena usa a linguagem que já é marca do seu trabalho, investindo na musicalidade e a proximidade com o público. Os atores-contadores cantam, tocam e se revezam nos personagens, emoldurados por um cenário que reforça a ideia do teatro dentro do teatro. O repertório traz músicas originalmente compostas representando a diversidade de ritmos e sons que constituem a nossa cultura. Da mesma forma os figurinos e cenários trazem elementos da cultura popular.

Temporada Artística do edital de Ocupação do Teatro

Esta apresentação foi contemplada no edital da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) para Ocupação do Teatro Municipal na segunda temporada de 2025, que vai até 21 de dezembro. Os espetáculos contemplam vários gêneros culturais, como dança, teatro, teatro infantil, música e multimídia.

Os ingressos são definidos pela produção dos eventos e a programação pode sofrer alterações. O Teatro Municipal não fornece bilheteria para venda ou distribuição de ingressos.

› Compartilhe

LEIA TAMBÉM

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.