Barco Escola Peixe Dourado chegou a São Leopoldo na quinta, 05/12

06/12/2024

Após superar diversos trâmites burocráticos, o Barco Escola Peixe Dourado completou com sucesso todas as etapas necessárias para seu deslocamento terrestre. Na quarta-feira (4), concluiu a última fase do processo ao obter a aprovação da Marinha para navegação. Após a inspeção final, a embarcação realizou uma viagem-teste, partindo do Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, até o Museu do Rio, em São Leopoldo, navegando pela primeira vez no Rio dos Sinos.

O trajeto até São Leopoldo, realizado exclusivamente pela equipe de trabalho e alguns servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), levou cerca de 8 horas, com chegada por volta das 16h30.

A sede e a gestão do Barco Escola Peixe Dourado estarão no Museu do Rio, localizado na Rua da Praia. Após o atracamento no deck do museu, a tripulação iniciará o reconhecimento das águas do Rio dos Sinos e o planejamento das rotas para as próximas viagens, incluindo a definição de tempos de percurso e outros detalhes técnicos necessários.

De acordo com a secretaria do Meio Ambiente Jussara Lanfermann, “o Barco Escola é um projeto que irá fomentar a educação socioambiental, não só de São Leopoldo, mas de todos os municípios que integram a foz do Rio dos Sinos. A partir desta embarcação estaremos devolvendo o rio para a comunidade”.

Na oportunidade, a secretária Jussara convidou a todos para a cerimônia de inauguração do Barco, que ainda terá o dia e horário divulgados pela Semman. Além disso, enfatizou que o espaço é público e gratuito para toda a sociedade leopoldense usufruir. “Esperamos a presença de todos na cerimônia de inauguração, queremos apresentar as funcionalidades do barco e deixar claro que esse é um espaço público e gratuito de fomento às políticas ambientais do município”, concluiu.

A inauguração oficial ocorrerá na próxima semana, em data a ser divulgada, juntamente com informações sobre o agendamento de passeios. A programação da primeira semana está sendo organizada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam), Educação (Smed) e Água e Esgotos (Semae). Também acompanharam a viagem teste o ex secretário de meio Ambiente Anderson Etter e o diretor do Observatório do Clima, Everson Gardel.

 

Barco Escola

Construído pela Indústria Naval Catarinense Ltda., de Navegantes (SC), o barco no estilo catamarã possui capacidade para 66 pessoas e foi projetado como uma sala de aula flutuante. Ele será utilizado para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização ambiental. Com 18 metros de comprimento, 7 metros de largura e 4,5 metros de altura, a embarcação teve um custo aproximado de R$ 5,1 milhões, financiados com recursos do município e do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema).

 

› Compartilhe

LEIA TAMBÉM

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.