Prefeito Vanazzi e comitiva representam São Leopoldo em reunião da Mercocidades em Montevidéu

19/03/2024

O prefeito Ary Vanazzi, e uma comitiva de secretários de governo da Prefeitura de São Leopoldo, estão em Montevidéu, capital do Uruguai, desde a segunda-feira, 18 de março, participando da Conferência da Mercocidades, que reúne representantes de municípios de 10 países da América Latina.   

O evento vai até quarta-feira (20) e é um evento anual, realizado entre várias cidades da América Latina, no intuito de gerar uma integração regional, respeitosa e diversa, além de construir uma cidadania participativa e sem fronteiras. Foi iniciada em 1995, e hoje, conta com aproximadamente 380 cidades, membros de 10 países do continente (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). 

Nesta edição de 2024, a conferência traz temas como: a busca por novas formas de captação de financiamentos e recursos públicos para as cidades; maneiras de enfrentamento à crise climática; direitos humanos e migração; desenvolvimento social; desenvolvimento urbano; integração cultural; entre outros variados temas relacionados às cidades. 

O prefeito Ary Vanazzi, que ocupa a vice-presidência da Mercocidades, em uma das mesas de debate, salientou a importância do debate construído a partir de uma integração entre as cidades da América Latina. “Essa relação internacional, com troca de experiências entre as cidades, é extremamente positiva. Vivemos hoje sobre a perspectiva de debater temas importantes, relacionados à saúde, ao enfrentamento das crises climáticas, à fome e ao desenvolvimento econômico. Tenho certeza de que a partir desses debates, construiremos conexões entre a gestão pública compartilhada, tendo um olhar muito mais amplo em relação às cidades da América Latina”, disse o prefeito Vanazzi. 

Também estão representados na comitiva de São Leopoldo, o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Marcel Frison, o secretário Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima, o secretário Municipal do Meio Ambiente (Semman), Anderson Etter, e o secretário-adjunto da Secult, Jari da Rocha.

Foto: Estevan Benacchi | Texto: Bernardo Almeida – Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480 | Scom/PMSL

 

› Compartilhe

LEIA TAMBÉM

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.