Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em São Leopoldo

11/01/2024

Nesta quarta-feira, 10 de janeiro, ocorreu na Escola de Gestão Pública de São Leopoldo (EGP) a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares da cidade. O ato foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica), e homologou a posse dos 10 conselheiros eleitos para o mandato dos próximos 4 anos e diplomou outros 10 conselheiros suplentes.

“É na estruturação das políticas públicas que a gente garante a diminuição da violência contra as crianças e os adolescentes. Hoje nós temos 70% da população brasileira que necessita de auxílio do estado brasileiro, e ainda tem muita gente que critica programas como o bolsa família. Temos que estruturar as famílias para que não tenhamos mais crianças passando por situações adversas”, relata o prefeito Ary Vanazzi.

O secretário municipal de Assistência Social, Fábio Bernardo, lembrou do compromisso que os novos membros do conselho terão a partir de agora. “Para aqueles que acham que é fácil e que vão seguir fora do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quero lembrar que temos a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesente (Comdedica), e uma comissão de ética muito rígida, mas também temos todo o apoio necessário para que vocês tenham um mandato de excelência”, enfatiza.

“Enquanto presidente do Comdedica, ressalto que acima de siglas, de ideologias, de crenças e de credos, temos o nosso guia, o ECA, que é o nosso norteador pela prevenção dos direitos da criança e do adolescente”, ressalta a presidente do Comdedica, Maristel Brasil Pereira.

Os novos Conselheiros irão se dividir entre Conselho Tutelar Centro, que contará com a presença dos seguintes conselheiros: Jonathan Gabriel de Oliveira, Alexandre Santos da Silva, Mateus Vieira Lesina, Leticia Nunes Klaus e Karen Elisa Rodrigues Rocha. No Conselho Tutelar Norte ficarão os conselheiros: Loreni de Goes, Patricia Giacomini Correa de Oliveira, Karolina Konzen, Adeli Fernandes e João Lucas Leiria.

Também estiveram presente no evento o secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz; a secretária municipal de Direitos Humanos, Nadir Jesus; o secretário municipal de Administração, Rafael Forneck; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Eliene Amorim; o procurador-geral do município, Maicon Barbosa; ouvidor municipal, Daniel Passaglia; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Iara Cardoso (PDT) e representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Daniel Daudt.

Mandato de João Lucas Leiria

O conselheiro tutelar João Lucas Leiria teve o seu mandato cassado devido a denúncias de boca de urna, porém 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), proferiu uma liminar contra o parecer do Comdedica. Assim, João assegura o direito provisório à diplomação e ao exercício do mandato de conselheiro. Devido a decisão da justiça, a primeira suplente, Amanda Backes, que iria assumir o cargo, volta para a suplência.

Foto: Dener Pedro | Texto: Samuel de Souza - estagiário de jornalismo | Jornalista Responsável: Lisandro Lorenzoni - MTb 12.480 |Scom/PMSL

 

› Compartilhe

LEIA TAMBÉM

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.