Canoagem de São Leopoldo brilha no Campeonato Brasileiro em Lagoa Santa

04/09/2025

A cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais, tornou-se o centro da canoagem nacional ao sediar o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025 em agosto. Com a participação de 518 atletas, representando 40 clubes de dez estados, o evento foi o maior da temporada nas modalidades e revelou talentos promissores, entre eles, os atletas da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca), que representaram São Leopoldo com destaque.

A dedicação dos atletas se traduziu em excelentes resultados: 19 medalhas no total, sendo 8 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze. De acordo com a coordenadora do Projeto Canoagem na Escola, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Daniela Maioli, a evolução dos competidores ao longo do ano foi notável. "Estamos muito felizes com os resultados. Houve um crescimento individual significativo, especialmente entre os atletas que conseguiram cumprir a meta de treinos estabelecida para o ano", avaliou a coordenadora. Já com os olhos voltados para o futuro, Daniela adianta os próximos passos: "agora é momento de um breve descanso e, já na próxima semana, retomamos os treinos com foco total na temporada 2026. Nossa meta é levar 25 atletas no próximo ano, com prioridade para a base e os atletas mais jovens."

A participação se tornou possível com o apoio da Prefeitura. Por meio da SMED, a equipe teve o transporte para os atletas e diária para a professora integralmente custeados, possibilitando a participação no campeonato nacional. Além disso, os uniformes utilizados pela delegação foram doados pela empresa Bombas Sinos, de Novo Hamburgo, e entregues pessoalmente por Eduardo Costa, um importante incentivador da iniciativa. A mobilização contou ainda com o apoio da educadora física Juliana Rabenschlag, conhecida por seu trabalho com inclusão social através do esporte, e o técnico e atleta Eliéser Silveira de Vargas e a professora Jess Bassani.

Para o secretário de Educação, Jéferson Falcão, os atletas da canoagem protagonizaram uma performance memorável levando o nome de São Leopoldo para o todo o país. Com dedicação e disciplina, demonstraram não apenas excelência técnica, mas também resiliência diante dos desafios. "Cada conquista é fruto de um trabalho constante nos treinos e de uma busca incansável por aprimoramento. O esporte e a educação são a chave para transformar vidas. Quando investimos em nossas crianças e jovens, estamos abrindo portas para o desenvolvimento humano e social", destacou o secretário.

Próximo desafio: Caxias do Sul

Após o desempenho expressivo em Minas Gerais, a equipe já se prepara para o próximo compromisso: Jogos Abertos de Esportes Náuticos - 2025, em Caxias do Sul, no dia 4 de outubro. A expectativa é manter o ritmo e ampliar ainda mais a representatividade de São Leopoldo no cenário nacional da canoagem.

Resultados

Campeões brasileiros (Cadete)

Matheus Geraldo de Souza e Alan Silveira

   * 1º lugar - K2 Cadete 1000m

   * 1º lugar - K2 Cadete 500m

Elieser Silveira de Vargas

   *  2º lugar - K4 Sênior 500m

Richard Farias Taborda

   *  3º lugar - K1 Sênior 500m

   *  2º lugar - K4 Sênior 500m

   *  4º lugar - K2 Sênior 1000m

   *  4º lugar - K2 Sênior 500m

 

Emily Izaguirre

   * K1 1000m feminino (Júnior) - 2º lugar

   * K1 500m feminino (Júnior) - 2º lugar

   * K2 1000m feminino (Júnior) - 2º lugar

   * K2 500m feminino (Júnior) - 3º lugar

Viviane Rodrigues

   * K2 1000m feminino (Júnior) - 2º lugar

   * K2 500m feminino (Júnior) - 3º lugar

Kauã Henrique Pahissa

   * K2 1000m masculino (Júnior) - 1º lugar

   * K2 500m masculino (Júnior) - 1º lugar

Andrei Rigoti

   * K1 1000m masculino (Júnior) - 3º lugar

   * K1 500m masculino (Júnior) - 2º lugar

   * K2 1000m masculino (Júnior) - 1º lugar

   * K2 500m masculino (Júnior) - 1º lugar

 

› Compartilhe

LEIA TAMBÉM

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.