Museu do Trem de São Leopoldo recebe a exposição de carros antigos a partir de agosto
O Museu do Trem de São Leopoldo volta a receber a exposição de carros antigos, promovida pelo Clube Amigo do Carro Antigo, em par...
CONTINUAR LENDO
Uma delegação formada por 12 cavaleiros de São Leopoldo esteve presente na 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, realizada em Caxias do Sul, e agora está trazendo o símbolo da cultura gaúcha até o município. A jornada iniciou no domingo (18), e a chama será conduzida até Sapucaia do Sul, onde ocorrerá a distribuição para os cinco municípios que integram a 12ª Região Tradicionalista (RT), entre eles, São Leopoldo. A centelha chegará à cidade a partir do dia 13 de setembro, marcando o início das celebrações Farroupilhas.
A cerimônia em Caxias do Sul reuniu cerca de 1,5 mil cavaleiros de 30 Regiões Tradicionalistas, responsáveis por partilhar a centelha pelo estado. A delegação de São Leopoldo, liderada por Paulo Leite, membro da Ordem dos Cavaleiros Farroupilhas (ORCAV) e diretor de Cavalgadas da cidade, percorrerá cerca de 112 km para trazer o símbolo até o município.
"Me orgulho muito de representar São Leopoldo e de fazer parte da comissão que irá trazer a centelha para toda a nossa região. Não se trata de um passeio, mas de uma missão", declarou Paulo.
Segundo o tradicionalista, a distribuição da chama para a 12ª RT acontecerá na noite do dia 12 de setembro. No dia seguinte, os cavaleiros do município irão distribuir a centelha, a princípio, em quatro pontos de São Leopoldo, um deles sendo a Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), no Parque do Trabalhador.
A Chama Crioula
Símbolo da identidade gaúcha, a Chama Crioula foi reconhecida oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul em 2024. Ela foi acesa pela primeira vez em 1947, quando um grupo de jovens tradicionalistas retirou uma centelha da Pira da Pátria, em Porto Alegre.
A chama se tornou um dos principais símbolos da Semana Farroupilha e todos os anos, antes do início dos festejos, é acesa em uma cidade escolhida, e conduzida por cavaleiros até os municípios do estado.
Este ano, a cerimônia de distribuição, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ocorreu no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.